informativo
Home informativo impostos Você sabe o que é um profissional liberal?
Você sabe o que é um profissional liberal?

O profissional liberal é aquele que, obrigatoriamente, tem nível universitário ou técnico para poder exercer sua profissão. As atividades “liberais” são específicas e estão previstas em legislação própria, bem como os requisitos para o seu desenvolvimento.


Tributação:


Quando os profissionais liberais prestam serviços, devem pagar o Imposto de Renda (como pessoa física ou jurídica), INSS, PIS e ISS. Ao trabalhar como funcionário, o INSS é retido pela empresa contratante. Mas, ao trabalhar por conta própria ou prestar serviços para pessoas físicas, deve-se manter o controle dos tributos.

Apesar de haver diferença entre recibos e notas fiscais, nada impede que todos os serviços prestados sejam escriturados e posteriormente detalhados na declaração do Imposto de Renda, para não cair na malha fina e ter prejuízos financeiros com multas e outras penalidades.

Daí a importância da contabilidade para profissionais liberais, para gerir as questões tributárias, assim como manter o controle das informações a respeito da própria atividade exercida, do mercado em que atua, dos clientes, da concorrência e uma série de outras questões relevantes para crescimento do negócio.






COMPARTILHE:



+ lidas
Como aderir ao Pronampe?
A Receita Federal liberou para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional um programa de…
Devido ao ciclone, catarinenses têm…
Muitos costumam deixar para entregar a declaração do Imposto de Renda na última hora. Mas os catarinenses que optaram…
Pronampe - BENEFÍCIO PARA EMPRESAS…
Pronampe beneficiará cerca de 4,5 milhões de pequenos negócios frente à crise causada pela Covid-19. A Receita…