informativo
Home informativo impostos Pronampe - BENEFÍCIO PARA EMPRESAS MICRO E DE PEQUENO PORTE
Pronampe - BENEFÍCIO PARA EMPRESAS MICRO E DE PEQUENO PORTE

Pronampe beneficiará cerca de 4,5 milhões de pequenos negócios frente à crise causada pela Covid-19.

A Receita Federal iniciará envio de comunicado às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com a informação do valor da receita bruta, com base nas declarações desses contribuintes ao fisco, para viabilizar a análise à linha de crédito do Pronampe, junto às instituições financeiras.

Nesta primeira etapa, receberão o comunicado, a partir de 9 de junho, via Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) as ME e EPP optantes pelo Simples Nacional.

Numa segunda etapa, que terá início, a partir do dia 11 de junho, o comunicado será enviado via Caixa postal localizada no e-CAC às ME e EPP não incluídas no Simples Nacional.

O detalhamento da medida está na Portaria RFB nº 978, de 8 de junho de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 09/06.

O Pronampe, que poderá ser acessado por um total de aproximadamente 4,58 milhões de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (cerca de 3.8 milhões do Simples e cerca de 78o mil de fora do Simples), prevê como regra geral, que a linha de crédito corresponderá a no máximo 30% (trinta por cento) da receita bruta anual, calculada com base no exercício de 2019.

Os recursos recebidos no âmbito do Pronampe servirão ao financiamento da atividade empresarial nas suas diversas dimensões e poderão ser utilizados para investimentos e para capital de giro, vedada a sua destinação para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios.

A medida não será aplicada às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte que iniciaram as suas atividades em 2020, conforme estabeleceu a Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, que instituiu o programa.


Fonte 






COMPARTILHE:



+ lidas
Atenção, a partir de 01/03/2020…
Foram publicadas no DOE de 27.12.2019 as Leis no 17.877 e 17.878 de 2019, que promovem diversas alterações relevantes na…
Começa prazo de adesão ao Refis…
Desde quarta-feira, dia 2, micro e pequenos empresários que estão em dívida com a União podem aderir ao Programa Especial…
Condições para usufruir da…
Portadores de doenças graves são isentas do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física desde que se enquadrem cumulativamente…